O diretor da Escola de Contas Pública (ECP) do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), Fábio Vargas, e a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas, Isabela de Freitas Costa, estiveram na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) para conhecer o programa de pós-graduação da EGC, considerado um dos melhores entre as Escolas de Contas.
Os visitantes foram recepcionados pelo diretor-presidente, Ricardo Panato; pelo chefe de gabinete, Valdir Buqui; pelo diretor acadêmico, Gilson Piqueras; e pelo coordenador de pós-graduação, André Galindo.
Segundo o diretor, Fábio Vargas, o programa da EGC foi escolhido após um levantamento entre as escolas que ofertam este tipo de formação. "Nós buscamos conhecer referências com excelência no nosso mercado. Por isso, viemos aqui no Tribunal de Contas do Município de São Paulo, para conhecer a experiência de vocês que são referência nesse mercado, na oferta desse programa de pós-graduação"
Para a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas do TCE-ES, "a preocupação que a EGC tem em fazer as atualizações necessárias para atender ao público, para que, ao final, esses servidores públicos possam retornar aos seus espaços de trabalho e melhorar as suas condições, as suas entregas e também a sua prestação de contas ao próprio tribunal de contas faz toda diferença."
Além de cursos presenciais, a ECP trabalha com a plataforma EAD, ampliando assim o alcance de suas ações educacionais. Também são promovidos seminários e demais eventos junto a servidores, jurisdicionados e cidadãos, sobre questões relacionadas às atividades do Tribunal. A proposta da pós-graduação da Escola de Contas do TCE-ES está sendo construída com base em três pilares: contribuir para fomentar negócios governamentais; políticas públicas e a gestão das contas públicas.
A visita reafirma o compromisso conjunto com a qualificação dos servidores públicos e a promoção de uma gestão pública mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da sociedade. A troca de experiências e boas práticas entre as instituições contribui para o aprimoramento contínuo das ações educacionais voltadas ao controle e à melhoria da administração pública.