A presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP), Adriana Portugal, participou de diversas atividades de trabalho realizadas nesta semana no Tribunal de Contas do Município de São Paulo e também na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC).
Na terça-feira (23/09), no plenário do Tribunal, ao lado de várias autoridades, ela integrou a mesa de abertura do evento “Tecnologia BIM aplicada à gestão pública da cidade de São Paulo”. Registrando um avanço estratégico na modernização da gestão urbana da capital paulista, a tecnologia BIM (Building Information Modeling) representa uma transformação importante na forma como obras públicas são projetadas, contratadas, executadas e fiscalizadas.
Na sede da EGC, a presidente do IBRAOP fez uma palestra dirigida aos alunos do curso de especialização em Engenharia Civil: Infraestrutura e Obras Públicas, instituído pela Escola de Gestão e Contas. Na oportunidade, Adriana Portugal apresentou em detalhes o trabalho desenvolvido pelo órgão que preside e para o qual foi reeleita para o biênio 2025-2026. Ela destacou que o IBRAOP é uma sociedade civil constituída por profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, de nível superior e que exercem atividades relacionadas à auditoria de obras públicas.
Como auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal desde 1995, Adriana Portugal é engenheira Civil, mestre em Economia do Setor Público e doutora em Economia pela Universidade de Brasília. Entre os dias 24 e 26 de setembro, a presidente do IBRAOP participou do encontro de integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Obras Rodoviárias do IBRAOP, que foram recebidos pelo diretor acadêmico da EGC, Gilson Piqueras Garcia.
O Grupo de Trabalho de Obras Rodoviárias criado pelo IBRAOP é formado por de uma equipe técnica responsável por elaborar e atualizar os procedimentos e normas visando à uniformização e fiscalização desse tipo de obras e das vias públicas no Brasil.