A mais recente edição do Programa Jovem no Controle Social (PJCS) recebeu 31 alunos da Escola Estadual Capitão Pedro Monteiro do Amaral, localizada no Jardim São Bento, Zona Norte da capital. Trata-se do programa criado pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) para promover a participação cidadã voltada aos estudantes. A proposta foi escolhida como uma das iniciativas de boas práticas em controle social mais votadas e terá apresentação no Educontas 2025, em Recife, no próximo mês.
A visita, que contou com alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio técnico em Vendas e Administração daquela escola, aconteceu na última quarta-feira (01/10) e foi organizada pela EGC, vinculada ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo. A iniciativa busca incentivar a prática da cidadania por meio do controle social da gestão pública, direcionando-se a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas da cidade.
Na primeira etapa da visita, a equipe da EGC encaminhou os alunos ao plenário do Tribunal, onde eles puderam acompanhar a abertura da Sessão Ordinária da Corte. Ali, conheceram o processo de análise e julgamento das contas do Executivo e dos órgãos municipais.
Em seguida, nas dependências da EGC, a coordenadora do programa, Samira Saleh, deu as boas-vindas ao grupo e explicou os objetivos do PJCS. A auditora de Controle Externo do TCMSP, Helen Steffen, apresentou uma exposição técnica sobre a importância do controle externo e social, detalhando as formas de participação dos cidadãos.
Os estudantes também integraram as atividades do Programa Juventude em Governo, uma iniciativa da equipe do Governo Aberto. Os interessados aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o controle social da gestão pública, formulando perguntas e comentários aos palestrantes.
Alunos acompanham a abertura da sessão plenária da corte
Estudantes integraram as atividades do Programa Juventude em Governo
Auditora de Controle Externo do TCMSP, Helen Steffen e a coordenadora do
programa, Samira Saleh