O conselheiro João Antonio da Silva Filho, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), ministrou a aula “Algoritmos, Democracia e Controle”, que compõe o Painel “Tecnologias de Apoio às Decisões do Controle Externo”. A apresentação faz parte do VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta contra a Corrupção, realizado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
O encontro, que se estende de 24 a 28 de março, reúne membros das Instituições de Controle Externo e os Tribunais de Contas do Brasil, Portugal e Espanha e representantes do mundo acadêmico. Ao longo desses cinco dias de atividades serão debatidos os principais temas de interesse para o sistema de fiscalização dos fundos públicos nos três países. Os temas discutidos incluem aspectos organizativos, tecnológicos, judiciais e fiscais que envolvem os órgãos de controle externo. Ao todo serão 45 conferências agrupadas em 10 mesas.
Além da Fundación General de la Universidad de Salamanca, o programa geral do congresso conta com a participação do Instituto Rui Barbosa, cujo objetivo é auxiliar no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades dos Tribunais de Contas do Brasil.