Nesta quinta-feira (27), o conselheiro vice-presidente do TCMSP, Ricardo Torres, ministrou a palestra "Democracia, Corrupção e Financiamento Eleitoral e Partidário no Brasil" durante o VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção.
O evento, realizado de 24 a 28 de março na Universidade de Salamanca, na Espanha, reúne especialistas e autoridades do Brasil, Portugal e Espanha para debater os desafios do controle externo e da fiscalização dos recursos públicos.
Para Torres, a troca de experiências entre os países é essencial para o aprimoramento das instituições de controle. "O Congresso desempenha um papel fundamental ao promover o diálogo entre Brasil e Espanha sobre os desafios do controle externo. O financiamento eleitoral, tema central da minha palestra, tem impacto direto na democracia e exige um debate aprofundado para garantir a autonomia das instituições do Estado", destacou.
Além da participação de Torres, o conselheiro João Antonio da Silva Filho também representou o TCMSP no evento. Na quarta-feira (26), ele palestrou sobre "Algoritmos, Democracia e Controle", dentro do painel "Tecnologias de Apoio às Decisões do Controle Externo", abordando o impacto da inteligência artificial e da automação na fiscalização dos recursos públicos.
Na sexta-feira (28), a assessora do gabinete do Conselheiro Roberto Braguim, doutora Tatiana Penharrubia Fagundes ministra a palestra intitulada “Uma comparação entre os sistemas de Tribunais de Contas de Espanha e Brasil.