A assessora do Gabinete do Conselheiro Corregedor Roberto Braguim, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), doutora Tatiana Penharrubia Fagundes, ministrou uma palestra, nesta sexta-feira (28), no VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, na Universidade de Salamanca, na Espanha. O evento internacional iniciou no dia 24 de março e teve duração de cinco dias.
Tatiana apresentou a palestra intitulada “Uma comparação entre os sistemas de Tribunais de Contas de Espanha e Brasil”, dentro do painel “Uma visão estratégica do Controle Público”. Ela abordou as diferenças e semelhanças entre os sistemas de fiscalização e controle de contas públicas dos dois países, destacando os aspectos constitucionais, organizacionais e as competências dos dois Tribunais de Contas. O tema decorre da tese de pós-doutorado da servidora, defendida na instituição de ensino espanhola, no ano passado.
O Congresso reuniu membros das Instituições de Controle Externo e dos Tribunais de Contas da Espanha, Portugal e Brasil, além de representantes do mundo acadêmico e profissionais da área. Foram apresentadas um total de quarenta e cinco conferências, agrupadas em dez mesas temáticas, com o objetivo de debater os principais temas de interesse para a fiscalização dos fundos públicos.
A participação da doutora Tatiana Penharrubia Fagundes no evento reforça a importância da troca de experiências e conhecimentos entre os países, contribuindo para o aprimoramento das práticas de controle e fiscalização das contas públicas.
Na última quarta-feira (28), o conselheiro João Antonio da Silva Filho também participou do Congresso ao ministrar a aula “Algoritmos, Democracia e Controle”, que compõe o painel “Tecnologias de Apoio às Decisões do Controle Externo”. Já na quinta-feira (27), o conselheiro vice-presidente Ricardo Torres ministrou a aula “O orçamento, o controle e a contratação pública”, dentro do painel “Contratação Pública”.
O programa geral do evento inclui a colaboração da Fundación General de la Universidad de Salamanca e do Instituto Rui Barbosa, que visa apoiar o desenvolvimento e a melhoria das atividades dos Tribunais de Contas do Brasil.