Prefeitura realiza coletiva de Imprensa para divulgar Virada Cultural 2025 Notícias

15/05/2025 15:30

Na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, a Prefeitura de São Paulo realizou, no Theatro Municipal, uma coletiva de imprensa para divulgar a próxima Virada Cultural 2025, que chega à sua 20ª edição e será realizada nos dias 24 e 25 de maio. Na presença do prefeito Ricardo Nunes, diversos secretários municipais apresentaram as medidas que serão tomadas para garantir a segurança, a mobilidade, a zeladoria dos espaços e a participação do público, estimado em 4,7 milhões de pessoas. Classificado pela própria gestão municipal como o maior e mais democrático evento cultural do ano na cidade de São Paulo, a Virada Cultural 2025, com o tema “20 anos em 24 horas”, contou com um orçamento inicial de R$ 54 milhões, que deve alcançar a marca dos R$ 60 milhões.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, responsável principal pela organização do megaevento, informou que serão quase mil apresentações dos mais diferentes gêneros e manifestações culturais. A programação completa pode ser vista em viradasp.com.br. Além dos 21 palcos armados em diversos locais da cidade, as atividades culturais acontecerão em 150 instituições culturais, como casas de cultura, bibliotecas, centros culturais e CEUs, além de unidades do Sesc, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Itaú Cultural.

Também faz parte do evento a Viradinha Cultural, com uma programação especialmente voltada ao público infantil. O Tribunal de Contas do Município de São Paulo receberá no domingo, 25 de maio, diversas atrações da Viradinha e duas apresentações musicais voltadas ao público adulto. Para conhecer essa programação, clique aqui.

 Veja alguns números da Virada Cultural 2025 apresentados à Imprensa.

Segurança

25 mil câmeras do Programa Smart Sampa monitorando os ambientes, com apoio de drones;

9.900 agentes de segurança nas ruas, entre policiais militares, guardas civis metropolitanos e seguranças privados;

Acesso controlado aos 21 palcos, com revista na entrada.

Transporte e mobilidade

1.126 linhas de ônibus;

150 linhas de ônibus circulando durante a madrugada;

Metrô e CPTM operando durante a madrugada;

Tarifa Zero no domingo (25/05), com aumento de 25% da frota.

Limpeza e zeladoria

1.780 agentes de limpeza nas ruas;

200 catadores de resíduos recicláveis;

360 caminhões de limpeza.

Saúde

34 UPAs funcionando 24 horas;

60 ambulâncias e UTIs móveis em operação;

13 postos médicos avançados nos palcos e espaços da Virada.

Direitos Humanos

20 unidades móveis e tendas em pontos estratégicos;

200 profissionais da rede de Direitos Humanos, atuando para promoção e defesa dos direitos humanos contra assédio, racismo, homofobia e xenofobia.

Inclusão e acessibilidade

Espaços reservados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em todos os palcos, inclusive com banheiros acessíveis;

Libras e audiodescrição na programação;

Espetáculos em 8 casas de cultura com participação de atores com deficiência.